OS ALGODÕES NÃO SÃO IGUAIS
Confira o que é e quais são as vantagens do algodão orgânico:

O mais recente trabalho da exploradora Alexandra Cousteau para o National Geografic – o documentário “For the Love of Fashion”, foi apresentado recentemente em Berlim, na Alemanha.
“Aproximadamente 50% de todas as peças de roupa produzidas globalmente são criadas com algodão, mas o cultivo convencional do algodão arrisca-se a prejudicar o nosso planeta de forma irreparável”
-Alexandra Cousteau.
Atualmente “2,4% dos terrenos de cultivo do mundo estão destinados à plantação de algodão e no entanto este cultivo ainda representa 24% e 11% das vendas globais de inseticidas e pesticidas, respetivamente. O algodão orgânico permite benefícios econômicos e ambientais substanciais, mas representa menos de 1% do cultivo anual total no mundo”.
Em cinco anos, não é possível plantar mais nada onde foi plantado o algodão convencional, a terra está infértil e improdutiva, com o lençol freático contaminado. Além disso, 20 mil agricultores morrem por ano, no mundo, 70% de câncer. É uma agricultura muito brutal que alimenta a moda atual.
A solução existe: Algodão Orgânico

O algodão orgânico é produzido com base nos princípios da agricultura orgânica, que tende a ser melhor do que a convencional, pois não utiliza agrotóxicos e pesticidas - o que diminui os danos causados ao solo, ao ambiente e ao ser humano.
O algodão orgânico reduz o consumo de água em 91%, emissão de gases de efeito estufa em 46% e 62% no consumo de energia primária.
O cultivo do algodão orgânico preserva a saúde do solo graças à utilização do sistema de rotação de culturas (alternar o mesmo espaço com outra espécie de modo que os nutrientes do solo não se esgotem), descartando a necessidade de fertilizantes sintéticos - o que explica seu menor consumo de água.
Não há uso de pesticidas, pois as pragas são combatidas com a inserção de espécies predatórias
benéficas ou com outro tipo de planta que seja mais atraente para esses insetos; e ervas daninhas são retiradas manualmente e os agrotóxicos são desprezados.

No processo de produção do tecido orgânico, apenas corantes naturais são aplicados para o tingimento. Mas quais são eles? A coloração é buscada a partir de pigmentos naturais de cascas de árvores, folhas e raízes, podendo dar tons mais vivos aos vestuários produzidos.
Optar pelo algodão orgânico não é só ser uma forma de consumo sustentável, mas também de saúde. Para conhecer outras atitudes sustentáveis em relação ao consumo de têxteis, dê uma olhada na matéria: "O que é slow fashion e por que adotar essa moda?".
Consumo Consciente
Ao comprar roupas de algodão comum, leve em consideração o quanto de água e energia já foram gastas para o seu cultivo e o quanto mais você ainda vai gastar para lavar sua roupa. Pense também se a roupa é importada; mesmo que seja de um país vizinho, há uma grande emissão de gases apenas para transportar essas peças. Não vale a pena incentivar o aquecimento global se você tem um produto alternativo.
Conheça o Pano Social, empresa nacional que presa por compras e produções sustentáveis, ecológicas e conscientes, como pelo comércio justo. O papel da Panosocial é beneficiar o desenvolvimento humano e social, sempre voltados a preservação do meio ambiente.

Equipe Tear