NOSSA

HISTÓRIA

"igualdade e o direito de acesso as oportunidades para as pessoas que estão em situação de sofrimento psíquico e/ou vulnerabilidade socioafetiva"

O Tear é um serviço da rede de atenção psicossocial do município de Guarulhos (SP), que atua no campo da inclusão social pelo trabalho, convivência e cultura da população em situação de sofrimento psíquico e/ou outras vulnerabilidades socioafetivas.

 

Fundado em 2003, o Tear é o resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Guarulhos, os Laboratórios Pfizer, Associação Cornélia Vlieg (até 07/2012),  Associação Saúde da Família e Associação

Inclui Mais.

Dentro dos preceitos da Reforma Psiquiátrica, o Tear consolida­-se como uma iniciativa pública de geração de trabalho e renda a partir da aproximação com o campo da economia solidária, gerando valores como cooperação, coletividade, solidariedade, sustentabilidade e promoção da saúde.

 

As estratégias utilizadas propõem atividades artesanais e de serviços por meio de nove oficinas de trabalho e um espaço cultural denominado multiforme, com diferentes intervenções culturais e de convívio, reafirmando o potencial produtivo e criativo dos participantes.

O Tear vem se tornando referência no Brasil nestes últimos anos como espaço de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias sociais através de estratégias potentes, que vêm, efetivamente, fortalecendo a autonomia, fomentando a contratualidade social e melhorando as condições de vida de seus participantes ao promover a inclusão social pelo trabalho, cultura e convivência.

MULTIFORME
VITRAL
ENCADERNAÇÃO
TEAR & COSTURA
SERIGRAFIA
MOSAICO
PAPEL RECICLADO
MARCENARIA
CULINÁRIA
JARDINAGEM

quer saber mais sobre nossa história?

acesse agora nosso material exclusivo para imprensa e conheça mais sobre nós!
 

saiba mais

Leonardo Penafiel Pinho:

Leonardo Penafiel Pinho:

Presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários UNISOL BRASIL: O Projeto Tear é uma das invenções democráticas que o SUS produziu visando à promoção da Reabilitação Psicossocial e da Cidadania. Um lugar onde a vida pulsa, onde a Cultura, a Arte, a Convivência e a Economia Solidária habitam. Um pólo de transformação de vidas e de práticas sociais. Amo o Tear e todos que constroem com seu dia a dia de trabalho uma produção tão linda de materiais, afetos e novas sociabilidades.

Helena Saroni:

Helena Saroni:

Coord. da Rede de Atenção Psicossocial de Guarulhos: O Projeto TEAR é um dos serviços extremamente importantes da Rede e um exemplo para o Brasil e o exterior. É neste espaço que a inclusão social se opera de fato nas mais diversas ações desenvolvidas e o resultado desses 13 anos de trabalho pode ser medido pela inserção das pessoas atendidas no mercado de trabalho e o reconhecimento de sua capacidade criativa. Tenho muito orgulho e gratidão por todos que fizeram e fazem o Projeto TEAR existir.

Robson:

Robson:

Articulador das Ações de Economia Solidária da Secretaria de Trabalho de Guarulhos: O Projeto TEAR é expressão da Economia Solidária no meio urbano, trabalhando com a recomposição da cidadania de pessoas excluídas pelo sistema capitalista e recuperando a dignidade, a autoestima, o convívio na família e na sociedade. Assim, contribui de forma decisiva na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Tem uma equipe batalhadora, que devolve a esperança aos usuários e suas família.

Heloisa Helena Sampaio F. de Castro:

Heloisa Helena Sampaio F. de Castro:

Médica e diretora da Região de Saúde Centro: Tear faz parte da minha vida na atenção básica e tem hoje a cara de Guarulhos. É um trabalho que faz toda a diferença e é conduzido por pessoas que amam o que fazem. Por isso, nada mais justo que ele ganhe autonomia e voe sozinho, esse projeto que nasceu para fazer a inclusão pelo trabalho digno e que alcançou alta competitividade no mercado pela qualidade dos produtos. O Tear tem que ter o tamanho de Guarulhos. Muito grato a todos.

I.X.X.

I.X.X.

Participa da Oficina Papel: “Antes eu não tinha valor… depois que entrei no Tear descobri que tenho meus méritos e, agora, sou valorizada pelos meus colegas. Tenho mais confiança e agora sei da minha capacidade”.

A.R.

A.R.

Participa da Of. de Serigrafia: “Estava com minha família em vulnerabilidade socioafetiva, não me dava bem e, aos poucos, conquistei a confiança da minha mãe novamente. Com o tempo, consegui ter mais entusiasmo para o trabalho e o Tear é o meu suporte. Tenho mais esperança para busca de qualificação profissional. O Projeto está ativando minha mente, estou pensando diferente. Trabalhar em equipe me ajudou a ter foco no trabalho. Aprendi muita coisa e quem sabe consigo montar meu próprio negócio".

E.R.S.

E.R.S.

É participante da oficina de Mosaico: “Melhorou meu relacionamento com as pessoas e a passei a aprender a conviver com pessoas diferentes. Acho muito interessante participar da produção do produto e ver a comercialização. O retorno depois para nós é gratificante”.

S.R.B.

S.R.B.

Participa da oficina de Costura: “Teatro foi muito bom. Viajei para fora para levar o Teatro… nunca pensei em contracenar com tanta gente boa! Estou vivendo realmente muito bem! Porque estava muito mal. Até conheci meu namorado aqui e hoje moramos juntos”.

depoimentos
nossa
equipe

Alex Pereira

Carlos Eduardo Campos Serejo

Cristianne Amaral de Lima Pizzuto

Darliana Silva de Lima

Denise Castanho Antunes

Dilma Daisy da Silva Barbosa

Elizabeth Sandes Quelce Salgado

Fábio Domingues Pereira

Fabiola da Silva Tiburcio Monteiro

Glaucia Lopes Bezerra Pariz

Juliane Campos de Souza

Katia Aparecida Andreozzi Barbosa

Liana Pessoa Oliveiro
Luzinete Francisco de Oliveira

Marcio Fonseca Barcellos

Maria Aparecida Baltazar

Maria Gilsoneide Morais Oliveira

Mariana de Faria Labaki

Michelle Regina Ribeiro dos Santos Souza

Renata Pereira de Moura

Rosane Silva de Almeira

Roseli da Silva

Sebastião Oliveira Neto

Vania Paula Sala Lorençato

nossos
PARCEIROS
PrefdeGuarulhos500px.png
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Segunda - Sexta . 08h - 17h

(11) 99697-0352

R. Carutapera, 167 - Vila Gopouva

 Guarulhos / SP, 07021-250

©2003 - 2019. Tear sendo a diferença. Todos os direitos reservados.

ENCADERNAÇÃO